Ocidentes de e da Eleição
O Presidente Eleito, Cavaco Silva, começa a esclarecer-nos sobre o que os seus verrineiros adversários davam por inexistente: o seu pensamento, em Política Externa, nomeadamente. Assim, segundo o «DN» de hoje, terá afirmado que «é actualmente impossível "ressuscitar o Tratado Constitucional Europeu" e que a Europa deve cooperar e não ser uma força alternativa aos Estados Unidos».
A primeira asserção merece os maiores elogios, na medida em que, pelo menos, rejeita a batota que seria fingir deixar aos Povos a decisão sobre um texto artificial e artificioso, que impunha, a partir de um grupelho suspeitíssimo, uma vontade desvirtuante sem base real, voltando, perante a desaprovação, a insistir as vezes que necessárias fossem, com, ou até sem, alterações de mera cosmética.
Já quanto ao segundo termo, substituiria apenas duas palavras - mas todo o sentido - da declaração do Político Algarvio. Acho que a Europa «... deve cooperar para ser uma força alternativa aos Estados Unidos». Mas essa cooperação deve fazer-se cimentando a base económica e alicerçando-se nos traços civilizacionais comuns que são a base europeia, ao invés de fundar-se em uniformizações burocráticas e ideologicamente conformadoras provindas de Bruxelas ou Estrasburgo. Tudo para que a Aliança Atlântica, com Poderes mais próximos, em dimensão, possa ser operante na defesa da Civilização Ocidental e não padronizante segundo os hábitos de um dos lados dela.
Que diferença de grandeza entre os fundadores da CEE e os actuais membros do Conselho Europeu! O Futuro Chefe de Estado percebeu a marosca presente em metade da jogatana. É imperioso que se aperceba da outra.
10 Comments:
At 4:33 PM, JSM said…
Caro PCP
A Europa deve afirmar a 'diversidade' face aos Estados Unidos para que eles percebam que a sua unidade é meramente virtual.
A qualquer momento pode desaparecer.
Cavaco deve ter uma vaga noção disso, pouco mais.
Um abraço.
At 7:26 PM, Paulo Cunha Porto said…
Pois, Caríssimo JSM, o que preocupa é que da conversa do futuro PR saia uma admissão da bondade do que é um facto - a centralização das decisões em Washington.
Quem se conforma não pode querer melhorar as coisas.
Abraço muito amigo.
At 7:31 PM, Anonymous said…
El profesor Cavaco en la senda cierta, tomando el camino contrario al desnortado y anti- americano Zapatero.......Dejen al leones/vallisoletano de ojos glaucos meterse él solito en "jardines de cactus" bolivianos.....
At 7:52 PM, Anonymous said…
Y mientras tanto....Pepiño Blanco(el J. Coelho lucense del PSOE) insultando al presidente Bush y al "Trío Maligno" de las Azores ("Bú", ´"Blé" y "Ansar"....)
At 8:21 PM, Paulo Cunha Porto said…
Caro Amigo de Espanha:
a hostilidade anti-americana do primeiro Zapatero, por exemplo, encontra a minha frontal oposição. Mas gostaria que o Ocidente, como bloco, funcionasse como uma comunhão de valores, que não por imposição unilateral, mais ou menos delicada, dos de Washington. Por isso penso que deve encontrar-se um critério de acção comum que corresponda a uma comunhão do que se creia de cá e de lá do Atlântico. E que, para consumo interno, se dê relevo à alternativa ao consumismo que resida nas nossas tradições. daí que um «cooperar», sem reserva dos nossos direitos, me assuste.
Forte abraço.
At 9:06 PM, Anonymous said…
Amigo Paulo: no te puedes hacer idea del anti- americanismo furibundo y asfixiante que existe en la Ex-paña de Zapatero....¡Prácticamente no pasa ni un solo dia sin que se llame "asesino" e "hijo de p..." al presidente Bush, en blogs, tertulias y periodicos del entorno del calamitoso PSOE mandante......¡El Sultán de Marruecos debe estar frotándose las manos de gozo ante esta conducta suicida.....!
At 9:33 PM, Paulo Cunha Porto said…
Mas o próprio presidente não manifesta melhoras, após os meses de espera pelo atendimento da célebre chamada telefónica que fez para a Casa Branca?
Ab..
At 9:38 PM, Anonymous said…
Amigo Paulo....no hay "benfeitorias necesarias" ni "benfeitorias voluntarias" por parte de Zapatero....
At 9:50 PM, Paulo Cunha Porto said…
Hihihihihihi!
Deliciosa! Hei-de citá-Lo, Caríssimo.
At 9:31 AM, Paulo Cunha Porto said…
Luís:
Cuidado! Olha o Jansenista, olha o Jansenista!
Ab.
Post a Comment
<< Home