Estudos Enviesados, Pedidos Inúteis
Como já disse aqui, da forma mais sumária
possível, sou contra a construção do Aeroporto
da Ota. A dimensão do País ridiculariza a opção,
Lisboa está rotinada e propagandeada na proximidade
do seu aeroporto. A questão da segurança não justifica
o gasto de tantas verbas, pois, em paragens com
aeroportos afastados, já tem havido acidentes que
atingem zonas urbanas, pelo facto de o acidente ocorrer
em pleno voo. E, mesmo sabendo que a aterragem e a
descolagem são as manobras mais difíceis, as estatísticas
demonstram que não tem sido nesses momentos que a maior
parte das tragédias tem tido lugar.
Dito isto, eis porque não me associei aos pedidos que
se disseminaram pela blogosfera, exigindo a divulgação
dos estudos que justificariam a realização da mastodôntica
obra. Por suspeitar do que o DN de hoje confirma: haver
cerca de 70 estudos com conclusões divergentes, capazes
de servir de base a qualquer decisão.
O problema da maleabilidade dos estudos só terá solução
quando a sua condução seja entregue a comissões ad hoc
cuja constituição, previamente publicitada, seja aceite,
consensualmente, pelas principais partes interessadas.
possível, sou contra a construção do Aeroporto
da Ota. A dimensão do País ridiculariza a opção,
Lisboa está rotinada e propagandeada na proximidade
do seu aeroporto. A questão da segurança não justifica
o gasto de tantas verbas, pois, em paragens com
aeroportos afastados, já tem havido acidentes que
atingem zonas urbanas, pelo facto de o acidente ocorrer
em pleno voo. E, mesmo sabendo que a aterragem e a
descolagem são as manobras mais difíceis, as estatísticas
demonstram que não tem sido nesses momentos que a maior
parte das tragédias tem tido lugar.
Dito isto, eis porque não me associei aos pedidos que
se disseminaram pela blogosfera, exigindo a divulgação
dos estudos que justificariam a realização da mastodôntica
obra. Por suspeitar do que o DN de hoje confirma: haver
cerca de 70 estudos com conclusões divergentes, capazes
de servir de base a qualquer decisão.
O problema da maleabilidade dos estudos só terá solução
quando a sua condução seja entregue a comissões ad hoc
cuja constituição, previamente publicitada, seja aceite,
consensualmente, pelas principais partes interessadas.
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