Músicos Que São Feras
.
Sendo esta página, assumidamente, uma jaula de Zoo, ao ver este brilhante post do Je Maintiendrai, ressoou logo, no enorme túnel vazio que é o meu cérebro, um vago gong remetendo para a visão profética que no Antigo Egipto já se tinha dos dotes musicais de alguns elementos da blogosfera. Assim, o Leão tangendo a lira só pode - por razões desportivas cuja infelicidade mais recente me tolhe no tocante a comentários adicionais - ser o nosso caríssimo JM. O Crocodilo que tange o alaúde está visto que simboliza o Jansenista, pela africanofilia. O macaco soprador de oboé representa o pobre misantropo, o qual, em matéria de execução musical não pode mais do que tentar a imitação Dos que seguem à frente. A minha dúvida é sobre o Asno que dedilha a harpa. Ainda pensei no Jumento, porém seria demasiado literal. Alguém se habilita?
4 Comments:
At 9:08 PM, Je maintiendrai said…
Perdão! Se o Caro Cunha Porto tivesse lido Äguptische Kunst. Über die vielen Motive und Aspekte der Menschenscheuen Mumien, de Otto Graf Von und Zu Manteuffel-Bisterfeld (Tübingen,Blogen Verlag, 1921, T.XCVII, pp. 764), lá daria com outra lição: o leonino JM não toca lira, mas está esparramado num ralador, continuando ainda a cair na asneira de ir atrás de um burro que lhe dá música, de tal modo catatónico que nem topa o musical croco sempre pronto a ferrar-lhe a dentuça no flanco. Quanto ao resto o autor hesita entre um macaco a comer noodles ou uma espécie do mandril Kofikus Ananibus Vulgaribus em acto indeterminado.
At 9:39 PM, Paulo Cunha Porto said…
Hihihihihi, Caríssimo JM, como uma preferência pela Turquia faz desprezar a arte imemorial dessa antiga dependência que é o Egipto!
Mas aqui entre nós, Meu Eruditíssimo Citador (cof), também senti alguma dificuldade em identificar o macaco e o instrumento que tocava. Valeu a legenda!
Abraço. Nem quero pensar na reacção do Amigo Crocodilizado.
At 11:42 PM, Jansenista said…
Em directo das margens do Nilo Branco, depois de devorar dois missionários e dois Muftis (para manter a equidistância), aqui vem "El Kokodrilo" anunciar a V.Exas que recuperou a voz e se fez ao alto mar - como pode comprovar-se lá pelo Ashram. Quanto ao gongórico jesuíta, diagnostico excesso de leituras de Sartor Resartus, com tanta capacidade para identificar editoras obscuras em Tubingen...
At 8:52 AM, Paulo Cunha Porto said…
Hihihihi, Caro Jans, vou já para lá. è complicado nos dias que correm ter estômago para Toda essa gente, imagino.
Abraço.
PS: Crocodilo era um tratamento de respeito dado aos políticos Sul-Africanos, desengane-me se não for verdade.
Post a Comment
<< Home