A Lei da Selva
O Meritíssimo Juiz que leu a sentença dos 10 indivíduos que espancaram, atiraram a um fosso e empalaram post-mortem um ser humano, que, embora com um estilo de vida longe do das minhas preferências, nunca fizera mal a uma mosca, declarou que «a sociedade não é uma selva». Pois quero, bem alto, dizer:
UMA SOCIEDADE QUE APLICA, COMO PENA MAIS GRAVE, NUM CASO DESTES, 13 MESES DE INTERNAMENTO E CONSIDERA A ACÇÃO DOS ARGUIDOS APENAS COMO «UMA BRINCADEIRA DE MUITO MAU GOSTO» É UMA SELVA. E a "justiça" que se pensa assim realizada, está muito longe de ter as qualidades de um qualquer Tarzan. É perfeitamente possível pensar uma pena mais dura decidida num caso de abuso de legítima defesa, o que vem demonstrar como o pensamento jurídico-social dominante anda boiando para aquém do Bem e do Mal.
5 Comments:
At 11:50 AM, MySelf said…
Na minha opinião, o castigo foi muito leve. São crianças, mas é preciso incutir neles o respeito pela vida humana e pelos valores da nossa sociedade. Que valores têm estes jovens terão quando forem adultos? Assusta-me por vezes, a sociedade em que vivemos!
Beijinho
At 6:50 PM, Paulo Cunha Porto said…
Querida Luz Acesa:
É isso. Não acredito que lá por a idade não ser muita não percebessem estar a praticar o Mal. O perigo é que, com reacções tão brandas, pensem, para o Futuro, que não era, afinal, tão grande a maldade.
Beijinho.
At 8:09 PM, Nuno Adão said…
A lei, mas o que é a lei?
E o homem que aplica a lei, será que foi formado para lidar com verdadeiras leis, ou foi formado nas escolas democraticas, onde tudo parece destituido de sentido elevado e ordenado!
Cumprimentos amigos
At 8:37 PM, Paulo Cunha Porto said…
Assino de cruz, meu Caro Thoth, sendo que considero que, neste caso, a lei não é a total culpada da imoralidade da aplicação dela, que assenta, em primeira linha nas opções dos intérpretes dela.
Abraço.
At 2:26 PM, Anonymous said…
Uma tristeza. Do princípio ao fim. Cumpts.
Post a Comment
<< Home