Pau de Dois Bicos
No momento em que abre a «Época de Incêndios Florestais», que melhor se chamaria "Época Especial de Prevenção e Combate» dos ditos, surge a ambígua notícia de que o iate francês Fogo meteu água até desaparecer. Bom ou mau prenúncio? Tudo depende da medida de literalidade aquosa...
3 Comments:
At 2:26 PM, L. Rodrigues said…
Foi com sentimentos divididos que vi anunciada a "abertura da época de incêndios".
Percebo que pretende transmitir o grau de prontidão dos agentes de prevenção e combate, mas mais parece um anuncio de abertura da época de caça, ou da estação balnear.
E claro que a notícia vinha acompanhada de dantescas imagens de fogos florestais. Exactamente um dos factores que segundo alguns estimula os instintos de quem o faz por patologia...
At 8:21 PM, Paulo Cunha Porto said…
Meu caro Espadachim:
O Sr. Ministro, se vosse sensível às chamas, já estaria carbonizado.
Meu Caro L. Rodrigues:
Há coisas assim. Também me lembro de o falecido Álvaro Cunhal dizer que «foi um bom ano de greves», como se de uma qualquer colheita se tratasse.
Apesar de os interesses económicos serem a principal fonte, há motivações incríveis: a dos rapazinhos que ateavam fogos por gostarem de ver os aviões tentando apagá-los, ou do bombeiro que o fazia, porque os melhores momentos da sua vida eram os da camaradagem de que desfrutava no combate às chamas. Mas acima de tudo, claro, a megalomania de ver que, se não reparam em si, pelo menos consagram a sua "obra" em fotos, filmagens e títulos de jornal.
Abraços a Ambos.
At 11:40 AM, Paulo Cunha Porto said…
Meu Caro SA:
Tudo apelos a um voyeurismo da tragédia? Que fazer? Qualquer dia, com a falta de notícias do Verão, até veremos um jornalista atear um fogo para cobri-lo! Pena que não literalmente.
Abraço.
Post a Comment
<< Home